WASHINGTON (Reuters) – O ministro das Finanças do Japão, Katsunobu Kato, solicitou aos integrantes do G20, durante um encontro na quarta-feira, **cooperação para estabilizar os mercados financeiros**. Kato ressaltou que as tarifas impostas pelos Estados Unidos e as medidas retaliatórias adotadas por alguns países estão impactando negativamente o crescimento econômico global e contribuindo para a desestabilização dos mercados.
Em uma coletiva de imprensa após as reuniões dos líderes de finanças do G7 e do G20, Kato anunciou que se reunirá bilateralmente com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, nesta quinta-feira, porém não detalhou os tópicos a serem abordados.
Segundo Kato, as tensões geopolíticas — como a invasão da Ucrânia pela Rússia — e as políticas tarifárias dos Estados Unidos aumentam a incerteza econômica, afetando taxas de câmbio e prejudicando o crescimento. Ele enfatizou a importância de o G20 monitorar de perto a situação atual, trocar informações e coordenar respostas eficazes para salvaguardar a estabilidade econômica e do mercado.
Além disso, Kato mencionou a **excesso de capacidade de produção da China** em reunião com os ministros do G7, pedindo que o grupo pressione a China a resolver os “desequilíbrios internos” que podem afetar o crescimento econômico global de forma mais equilibrada.
Os ministros das Finanças e os presidentes dos bancos centrais dos países do G7 e do G20 estão reunidos em Washington, aproveitando as **reuniões anuais de primavera** do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.