Donald Trump Nomeia Mike Waltz como Embaixador dos EUA na ONU
O presidente Donald Trump anunciou nesta quinta-feira, 1º de outubro, a nomeação de Mike Waltz como embaixador dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU). A decisão implica na saída de Waltz do cargo de conselheiro de segurança nacional, função que será ocupada temporariamente pelo secretário de Estado, Marco Rubio.
Trump destacou a dedicação de Waltz aos interesses nacionais, expressando confiança em sua atuação na ONU. Em postagem na Truth Social, o presidente afirmou: “Mike Waltz trabalhou duro para colocar os interesses da nossa nação em primeiro lugar. Sei que ele fará o mesmo em seu novo cargo”.
Reestruturação na Equipe de Segurança Nacional
Fontes da CNN informaram que Waltz deixaria seu cargo nos próximos dias. A reestruturação é a primeira de grande porte desde a posse de Trump em janeiro. A saída de Waltz foi antecipada após perder influência na Casa Branca devido a um incidente em que adicionou acidentalmente um jornalista a um grupo de bate-papo sobre assuntos militares.
Além disso, o vice-conselheiro de segurança nacional, Alex Wong, juntamente com outros conselheiros, também estariam a caminho de deixar seus cargos. A mudança ainda não tem cronograma estabelecido.
Cargos Cumulativos de Marco Rubio
Não é novidade que Rubio acumule funções no governo Trump. Em fevereiro, ele foi nomeado arquivista nacional após a demissão de Colleen Shogan, além de ter sido apontado como administrador interino da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), que está prevista para fechamento.
Rubio agora desempenhará as funções de secretário de Estado e conselheiro de segurança nacional, algo que remete ao histórico de acúmulo de cargos de Henry Kissinger no governo de Richard Nixon.