O governo de Portugal anunciou, nesta terça-feira (29), que o fornecimento de energia elétrica foi completamente restabelecido para os 6,4 milhões de clientes afetados pelo apagão nacional ocorrido na segunda-feira (28). Apesar de os aeroportos estarem operando normalmente, ainda há esforços de recuperação em andamento em Lisboa. Os serviços de trens estão funcionais, e tanto as escolas quanto o sistema de saúde já retomaram suas atividades.
Impactos do Apagão
Na segunda-feira, por volta das 12h30 em Madri e às 11h30 em Lisboa, a Península Ibérica sofreu uma interrupção significativa no fornecimento de energia elétrica. O País Basco registrou cortes breves, enquanto áreas maiores da Espanha e Portugal, incluindo redes de trens, metrôs e aeroportos internacionais, foram mais seriamente atingidas. A empresa espanhola Red Electrica estimou entre seis a dez horas o tempo necessário para restabelecer o serviço, conforme declaração a uma emissora local.
As autoridades dos dois países tomaram medidas para mitigar o impacto. Em Espanha, foi solicitado à população que evitasse deslocamentos e usasse os serviços de emergência somente em situações críticas. Em Portugal, motoristas foram advertidos sobre possíveis falhas em semáforos e iluminação pública, sendo aconselhados a minimizar movimentos para não obstruir as vias de socorro. A companhia aérea TAP Air orientou passageiros a não se dirigirem ao aeroporto durante a crise.