O jornalista Paulo Vinícius Coelho (PVC) manifestou-se contra a possível decisão da Seleção Brasileira de futebol de adotar um uniforme que não inclua as cores tradicionais da bandeira nacional. O site “Footyheadline”, especializado em vazamentos de uniformes esportivos, indicou que a nova camisa poderá ter uma cor inédita, possivelmente rosa.
PVC, em sua coluna no UOL, comparou a situação ao uso de cores não tradicionais por seleções como as da Alemanha, Itália e Holanda. No entanto, ele argumenta que a conexão entre o uniforme da Seleção Brasileira e seus torcedores é única.
“Não é fácil ter um país de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, com 207 milhões de habitantes em que todos (ou muitos) sentem-se brasileiros e falam português. O Brasil é um país diferente de todos os outros, nação em que as cores da seleção são as cores do país. A Alemanha pode ter camisa cor-de-rosa. O Brasil, não”, afirmou PVC.
A crítica do jornalista também se estende à motivação comercial da mudança, ressaltando que a camisa oficial da Seleção é tradicionalmente amarela, com a segunda opção em azul. Ele questiona a validade de se alterar esse simbolismo. Historicamente, o uniforme brasileiro era branco até 1954, alterando para o esquema atual de amarelo, verde, azul e branco. A Nike, parceira da seleção desde 1996, é a responsável pela produção dos uniformes.