A partir de hoje, 23 de outubro, a partir das 10h, cerca de 280 mil contribuintes que apresentaram a declaração do Imposto de Renda 2024 e regularizaram suas pendências com a Receita Federal podem consultar suas restituições.
A consulta pode ser realizada por meio do site oficial da Receita Federal ou através do aplicativo da instituição. Para acessar o lote de abril da malha fina do Imposto de Renda, os contribuintes devem seguir os seguintes passos:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique na opção ‘Meu Imposto de Renda’;
- Selecione ‘Consultar Minha Restituição’;
- Informe o CPF e a data de nascimento;
- Complete o campo ‘Sou humano’;
- Clique em ‘Consultar’.
O pagamento das restituições está previsto para o dia 30 de abril, sendo depositado na conta ou chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) informada na declaração.
Dentre os 280 mil contribuintes, 279,5 mil receberão um total de R$ 339,63 milhões. Deste montante, R$ 180,27 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade no reembolso. Essa prioridade abrange aqueles que indicaram a chave Pix do tipo CPF, usaram a declaração pré-preenchida, além de contribuintes com idade entre 60 e 80 anos, professores, e pessoas com deficiência ou doenças graves.
Caso o contribuinte não conste na lista de restituições, a Receita Federal orienta que acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Pendências identificadas podem ser corrigidas por meio de uma declaração retificadora, e o contribuinte deve aguardar os próximos lotes.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta indicada, como em casos de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão poderá agendar o crédito em outra conta bancária própria através do Portal BB ou pelos telefones da Central de Relacionamento do banco: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (exclusive para pessoas com deficiência auditiva).
Para aqueles que não realizarem o resgate da restituição dentro do prazo de um ano, será necessário solicitar o valor por meio do Portal e-CAC. O acesso deve ser feito através do menu ‘Declarações e Demonstrativos’, clicando em ‘Meu Imposto de Renda’ e, em seguida, na opção ‘Solicitar restituição não resgatada na rede bancária’.