A Bolsa Pódio, parte do Programa Bolsa Atleta, atingiu um recorde em 2025 ao beneficiar 435 atletas, marcando um aumento de 25% em relação aos 347 atletas contemplados em 2024. Este programa é direcionado a esportistas das modalidades olímpicas, paralímpicas e surdolímpicas que devem assinar e encaminhar o Termo de Adesão através do Sistema Bolsa Atleta para garantir o suporte financeiro.
Os benefícios estão organizados da seguinte maneira:
- 282 bolsas para atletas paralímpicos;
- 14 bolsas para atletas guias/assistentes;
- 129 bolsas para atletas olímpicos;
- 10 bolsas para atletas surdolímpicos.
Entre os atletas contemplados destacam-se as campeãs olímpicas de Paris 2024, como Rebeca Andrade (ginástica), Beatriz Souza (judô), Ana Patrícia e Duda (vôlei de praia).
O ministro do Esporte, André Fufuca, expressou sua satisfação com o aumento no número de beneficiados, reafirmando a eficácia do programa ao longo de 20 anos. “A longevidade do Bolsa Atleta exemplifica uma política pública bem-sucedida, proporcionando aos atletas brasileiros o suporte necessário para seu desenvolvimento e conquistas no cenário esportivo,” afirmou Fufuca.
De acordo com o Ministério do Esporte, o custo total para a manutenção das bolsas na categoria Pódio até dezembro de 2025 é estimado em R$ 41.639.752,00.