O Japão não pretende utilizar seus mais de US$ 1 trilhão em títulos do Tesouro dos EUA como ferramenta de barganha em negociações comerciais com Washington. A afirmação foi feita pelo Ministro das Finanças japonês, Katsunobu Kato, no domingo, esclarecendo comentários anteriores que indicavam essa possibilidade.
Em declarações anteriores, Kato respondeu a uma pergunta sobre a possibilidade de o Japão garantir a Washington que não venderia seus títulos de forma fácil, sugerindo que os títulos poderiam, teoricamente, ser usados como trunfo em negociações. Entretanto, Kato enfatizou que essa não era a intenção de suas declarações.
Durante uma coletiva de imprensa em Milão, Kato reforçou que os comentários não tinham o objetivo de indicar a venda desses ativos. Em entrevista a uma emissora de televisão na sexta-feira anterior, Kato havia mencionado que os títulos do Tesouro dos EUA do Japão poderiam ser considerados uma carta na manga para o país, dado seu status de maior credor dos Estados Unidos.
Ainda no domingo, o ministro reiterou que os títulos são primariamente utilizados para garantir a liquidez necessária para intervenções no iene, caso seja necessário. “Essa tem sido nossa posição, e não planejamos usar a venda de títulos do Tesouro dos EUA como ferramenta de barganha nas negociações”, concluiu Kato.